Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

SERRA TALHADA : Maria bonita é homenageada no VIII Encontro Nordestino do Xaxado 2011

Maria Bonita será a grande homenageada do VIII Encontro Nordestino do Xaxado, que acontece de amanhã até sábado, em Serra Talhada, no Sertão. A mulher de Lampião é conhecida como uma das principais personagens do cangaço brasileiro e este ano completaria 100 anos. Além de homenagear a “Rainha do Cangaço”, realiza todos os anos o encontro promove um resgate da dança com a participação de grupos culturais de estados como Pernambuco, Sergipe, Ceará, Paraíba e Bahia.

“O encontro é uma forma de fortalecer nossa identidade cultural, resgatar e manter viva a história, promover a força da arte regional, além de entretenimento, é claro”, destacou como objetivo do evento, a presidente do grupo Ponto de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria. Ela destacou a relação histórica entre o xaxado e a cidade de Serra Talhada. “O xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada por Lampião e seus cabras, aqui em Villa Bella e arredores, no início dos anos 20, no século passado. Hoje, nossa antiga vila, chama-se Serra Talhada, é a famosa Capital do Xaxado”, explicou Cleonice.

O festival serve ainda para fomentar o turismo da cidade, agregando valores econômicos. “Com a valorização do talento dos artistas sertanejos se cria um mercado de trabalho que beneficia não só artista, mas os guias turísticos, contadores de história e outros técnicos. Além disso, o encontro alavanca o turismo na cidade e região, gerando oportunidade de trabalho e renda através da rede hoteleira, gastronômica e do comércio”, disse a presidente do Ponto de Cultura. A programação do festival é gratuita e começa amanhã, às 19h, com desfile de grupos de xaxado, na Praça Lampião.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário