Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2011

SÃO JOÃO DO RECIFE 2011: Caminhada do Forró atrai uma multidão

Adaptar os festejos juninos ao conceito de Carnaval. Esta é proposta da Caminhada do Forró, que chegou a sua 7ª edição na noite de ontem. A festa teve início às18h30 e circulou pelas principais ruas do Bairro do Recife, no Centro do Recife, arrastando milhares de forrozeiros e transformando o local em um imenso arraial. Vários sanfoneiros e uma Forrovioca, comandada pela cantora Joana Angélica, animaram o público na concentração, na rua da Moeda. Pessoas que estavam largando de seus trabalhos, turistas e todos os amantes do ritmo musical, que ganha força no mês de junho, prestigiaram a festa. O cortejo seguiu até a praça do Arsenal da Marinha, ponto alto do evento.


Ainda na concentração, Josildo Sá e Liv Moraes, cantora pernambucana e filha do forrozeiro Dominguinhos, dividiram o palco com Joana na Forrovioca. Cerca de cem sanfoneiros davam apoio à caminhada, que parecia um verdadeiro bloco de Carnaval. “Nosso objetivo era criar um evento com o conceito de Carnaval, arrastando pessoas pelas ruas do Recife. Em uma conversa minha com Petrúcio Amorim, surgiu a ideia. Reunimos os forrozeiros e hoje arrastamos uma multidão pelo Recife Antigo”, contou Bruno Reis, um dos coordenadores da caminhada. Ele disse ainda que a cidade tinha uma carência de um tipo de festa como este no São João. “Nós queremos também que as pessoas do Recife comemorem na própria cidade o período junino”, explicou.


Outro ponto destacado pelo coordenador para a festa é o fato de haver um resgate da cultura pernambucana. “A gente percebeu que o forró pé-de-serra estava perdendo espaço para o forró estilizado. Nossa ideia é fazer com que as pessoas nunca esqueçam o autêntico forró”, acrescentou Reis. Além de Joana Angélica, Josildo Sá e Liv Moraes, participaram da caminhada ícones do estilo musical, como Terezinha do Acordeon, homenageada do São João do Recife, Petrúcio Amorim, Arlindo dos Oito Baixos, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Nádia Maia, Cristina Amaral, Irah Caldeira, entre outros.


Além da Forrovioca e das atrações, o público também chamou bastante a atenção durante toda a caminhada. Pessoas de várias idades dançaram durante todo o trajeto e até quadrilhas improvisadas foram formadas. “A gente tem a oportunidade, aqui no Recife, de curtir um autêntico São João de interior. Isso é festa de verdade”, disse o vendedor Antônio Marques.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário