Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

SÃO JOÃO DE CARUARU 2011: Período junino aquece mercado de aluguéis no Interior

Durante o mês de maio as placas de “Aluga-se” tomaram conta das casas no entorno do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru. Boa parte dos proprietários desses imóveis lucra com a boa lo­calização das casas, que ficam a dois ou três minutos do principal polo onde ser realiza a maior festa de São João do Estado. O valor dos aluguéis por temporada pode ir de R$ 2 mil a R$ 8 mil, de acordo com o número de quartos e vagas na garagem.

Outro aspecto comum a praticamente todos esses imóveis é a negociação direta entre o locador e o proprietário, sem a intermediação de imobiliárias e administradoras. A pedagoga aposentada Maria do Carmo Gomes, conhecida como “Dona Carminha”, já fechou os contratos de uma casa e dois quitinetes que possui próximos ao pá­tio e acredita que essa é a melhor forma de negociar. “O aluguel para o período do São João é uma coisa que dá uma renda muito boa. Várias imobiliárias já me ligaram perguntando se eu tinha interesse em anun­ciar a casa, mas prefiro fazer tudo do meu jeito. Lidando diretamente com as pessoas interessadas eu posso conhecer os locatários e ver quem po­de, ou não, causar danos ao meu patrimônio”, destacou.

Ainda segundo a aposentada, o público preferido pelos proprietários das casas são grupos de adul­tos, em especial famílias. É nesse perfil que se encaixam as pessoas que vão alugar um dos imóveis dela neste ano. Outro diferencial que conta pontos para ganhar os clientes, segundo ela, é oferecer os imóveis mobiliados. “Ninguém vai vir trazendo as coisas todas para cá, então eu procuro deixar a casa pronta para os inquilinos entrarem. Isso também valoriza o imóvel”, aconselhou Carminha.

A gerente da Re/Max Imobiliária, Kaline Azevedo, confirmou que o mercado de aluguel para o período junino é praticamente todo informal. “Caruaru tem uma procura muito maior que a oferta nesse período do ano. Mas as imobiliárias não dispõem de muitas opções para oferecer, por conta dos proprietários, que preferem fazer contratos informais”, relatou.

Justamente pelo fato de os contratos serem informais os locadores e locatários devem redobrar a atenção antes de fechar qualquer negócio. O corretor Armando Veras defende que as imobiliárias oferecem mais segurança para ambas as partes. “Nós respeitamos o perfil de inquilino pedido pelo proprietário e, no caso do locador, garantimos a entrega de um imóvel com todas as condições de ser habitado. Além disso, nem sempre os donos dessas casas têm conhecimento da legislação que rege o inquilinato”, pontuou.


FONTE: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário