Total de visualizações de página

sábado, 18 de junho de 2011

Bom humor e responsabilidade substituem punições de trânsito no São João 2011


Para garantir fluidez e segurança no trânsito durante o feriadão de São João deste ano, um esquema especial começa a funcionar, nesta sexta-feira (17), nas estradas do estado, da Região Metropolitana do Recife até os principais pontos de animação do interior do estado. Em Caruaru, as blitze que verificam alcoolemia foram substituídas por agentes de trânsito municipais que farão abordagens sem caráter punitivo, visando a educação pelo bom humor. Nos corredores que dão acesso ao interior e ao litoral pernambucano, as lombadas eletrônicas serão desligadas e 30 educadores farão alertas aos motoristas sobre o uso do cinto de segurança, os riscos de dirigir após beber e o transporte de crianças.


A ideia é dar vazão ao fluxo de veículos na BR-232 e nas PE-60, 27 e 35, cujo volume deve passar dos usuais 40 mil carros, para 120 mil, até o final da festa, no domingo da próxima semana (26). Para isso, placas de estrada de 15m² estão sendo dispostas ao longo das vias, com o mote “O melhor do São João é ir e voltar seguro para casa”. Pela manhã uma dupla de educadores dará instruções aos motoristas. À tarde, o trio de personagens estará completo, atuando, em especial, na Avenida Abdias de Carvalho, no Recife, e na BR-232, próximo ao bairro do Curado e às entradas de Moreno e Bezerros.


Todas as lombadas eletrônicas serão desligadas a partir das 22 horas desta sexta-feira (17), com exceção do sensor localizado no retorno de Caruaru, na Serra das Russas, local propício a acidentes e que, por isso, permanecerá monitorado. Os equipamentos voltam a funcionar normalmente às 5h da segunda-feira pós festejos juninos, dia 27. “Queremos repetir o trabalho realizado na Semana Santa, em que tivemos redução do número de acidentes, e aproveitar para tratar, de uma forma divertida, um assunto sério como a segurança no trânsito, para conscientizar os motoristas”, afirmou o secretário de transportes, Isaltino Nascimento.


Em Caruaru, a palavra de ordem será a conscientização. Os 80 agentes das blitze móveis, localizadas próximo a locais de shows, deverão abordar não apenas motoristas, mas também pedestres que poderão vir a conduzir um veículo. Depois de submetido ao teste do bafômetro, com um dos 2 mil equipamentos disponíveis durante o feriado, o forrozeiro recebe um bottom ou pulseira, nas cores verde ou vermelha, de forma a indicar se a pessoa poderá dirigir. “A ação policial será realizada apenas em casos extremos de alcoolemia e quando o condutor apresentar outros problemas com documentações do carro, por exemplo”, explica o secretário de trânsito e transporte da cidade, Sergio Cardoso.


A recomendação para quem decidir ir à capital do forró é evitar a entrada de veículos, de qualquer porte, no centro da cidade, próximo aos focos de folia. Uma estrutura da prefeitura será montada no North Shopping, cujo estacionamento será oferecido a R$ 10 e um expresso junino até os pontos festivos fará o transporte dos visitantes ao preço de R$ 2. Durante os shows, todos os artistas que se apresentarem nos palcos da cidade deverão passar mensagens educativas sobre a direção responsável.


A iniciativa ainda deve ser repetida em Limoeiro e Gravatá. Em Gravatá e Limoeiro, o foco da fiscalização será o de alcoolemia e o uso de motocicletas e quadriciclos. Nas duas cidades, trechos das vias de principal fluxo de veículos receberão placas proibindo o estacionamento. Em Gravatá, a área do giradouro, próximo ao viaduto, na entrada da cidade, será invertido até o término dos festejos.


FONTE: pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário